A Fialho & Irmão, Lda. foi constituída em 1958 pelos seus sócios fundadores, com base na experiência acumulada ao longo de vários anos no setor de máquinas agrícolas. Inicialmente, a empresa se dedicava à reparação de máquinas agrícolas e industriais, além do fabrico de acessórios. A oficina era localizada na Rua do Muro, em Évora, Portugal.
Devido à dificuldade de utilizar as máquinas agrícolas importadas nas condições específicas de trabalho no Alentejo, a empresa começou a adaptá-las, aumentando sua durabilidade e desempenho. Essas máquinas foram então comercializadas sob a marca Fialho.
Em uma segunda fase, a empresa iniciou a fabricação de grades de discos, escarificadores, charruas e outras máquinas de fabrico simples. Posteriormente, a empresa estabeleceu suas atuais instalações na Horta de Barreiros, ocupando uma área coberta de 8.400 m² e uma área descoberta de 33.460 m².
No final da década de 90, a Fialho & Irmão, Lda. instalou mais duas naves industriais com um total de 2.000 metros quadrados de área e, em 2003, concluiu mais uma nave com 2.000 m².
Esses investimentos permitiram à empresa melhorar o processo produtivo, por meio da racionalização do layout, resultando em ganhos significativos na produtividade industrial.
Além disso, a empresa utiliza uma área adicional de 40.000 m² para realizar testes nos equipamentos produzidos, com o objetivo de atender melhor às necessidades dos clientes.